Pular para o conteúdo principal

Professor Toledo

“Quem foi aluno do Professor Toledo nunca esquece!”. Essa é uma das verdades do mundo. Minha vida esbarrou no Professor Toledo no ano de 1984, numa oitava série do primeiro grau, no Colégio Machado Sobrinho. Um homem de média estatura, grisalho, rosto limpo, espinha ereta, um discreto blazer. Passaria despercebido em qualquer lugar por sua suavidade e boa educação. Mas, na sala de aula, um GIGANTE.

Foto cedida pela família

Ao seu pisar em sala, eu e toda aquela turba de adolescentes nos posicionávamos de pé e para frente. Fazíamos o sinal da cruz e rezávamos em voz alta e respeitosamente: "Ave Maria cheia de graça, O Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

No exato momento da última sílaba, a sala era preenchida com um silêncio arrebatador. Era como se fôssemos lançados num templo, num ambiente sagrado. Nenhum barulho ousava sair de nossas bocas até o sino estridente do intervalo, que fazia aflorar novamente os demônios de todos nós moleques. Nunca se comprovou, mas dizem que, de tão alto, se ouve o alarme até no Morro do Cristo.

Ele escrevia na lousa, copiávamos. Ditava, anotávamos. Falava, ouvíamos. Levantava os olhos, estremecíamos. O bater de asas de mosquitos é um eufemismo na maioria dos casos, menos na sala do Professor Toledo. Garanto. Sua respiração por si já era tão devastadora, que um sermão por uma distração, um caderno incompleto, ou um deslize no comportamento se convertia ou em lágrimas, caso o infante fosse de uma força psicológica extrema, ou em soluços que se ouve em exéquias, caso fosse uma pessoa normal.

Eram quatro cadernos devidamente encapados, identificados e empilhados sobre a carteira, sempre à disposição para vistoria relâmpago! Gramática, ortografia, redação e exercícios. Santo Deus! Como roguei para que aqueles passos que vinham em minha direção fossem para a carteira da frente, ou de trás, a do lado,  qualquer uma menos a minha! (menos da Bárbara também) Foi por causa de uma dessas que hoje sei que eu sou uma pessoa normal.

Ele não era assustador, mas assustadoramente inspirador. Com sua meticulosidade e responsabilidade via em cada aluno um compromisso, um desafio, ou uma missão, conforme o aluno, é claro. Ele era o professor que provocava a necessidade no aluno de ser bom, de ser correto, de fazer o certo. O suposto medo de “punição” era na verdade o medo de decepcionar quem merecia apenas o melhor de você.

Naquele ano, nas vésperas do dia das mães, mais que uma aula de português, Professor Toledo nos deu uma aula de vida. Aula de sua vida. Sua história desde a pobre infância floreada em suas bem cadenciadas palavras. História da sua gratidão pelo esforço da mãe humilde que construiu aquele senhor do qual éramos testemunhas de hombridade. Uma história de emoção que faz valer a pena a própria vida. Pouco a pouco, todos os jovens ouvintes se entregaram aos mais sinceros prantos dos quais me recordo com olhos marejados e voz embargada se houvesse de falar enquanto escrevo isso.

Naquele mesmo ano, Professor Toledo se juntou à sua mãe e Santa Maria no céu que pertence às boas almas dos professores. Hoje, a memória do Professor Toledo é para mim uma oração ouvida no silêncio de uma sala de aula vazia, ou no burburinho dos alunos toda vez que passava pela porta de uma sala de aula.

Milhares são os juizforanos que receberam o legado do Professor Toledo. Herança moral de um homem que viveu a missão de ensinar com a mais alta dignidade que já se teve notícia. Juiz de Fora tem uma dívida moral com esse professor, esse sim, um merecedor de seu nome marcado nas pedras dessa cidade.


Comentários

  1. Linda e merecida homenagem para o professor Toledo. Com certeza ele fez a diferença nas nossas vidas. Elizabeth

    ResponderExcluir
  2. Tinha lá meus 16 anos de imaturidade qdo durante sua aula um colega ao lado fez uma palhaçada que me causou alguna sussuros baixíssimos de riso. O.prof passava na fileira ao lado e eu não percebi. Foi quando ele veio em minha direção e me aplicou um tapa. Minha imaturidade da ocasião se revoltou, mas a experiência de vida atual da minha "era dos 50" se tornou eternamente grato por essa atitude. Graças a ele pudw herdar os maiores valores da vida como amor ao próximo, solidariedade, dignidade, ética.
    Muito obrigado papai.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ao ler estas palavras, chorei. Chorei de saudade, de orgulho, de. Meu pai, meu ídolo, meu meu exemplo de vida. Aprendi com ele o significado de honra, dignidade, honestidade, humildade, solidariedade, fé, esperança, persistência. Pai você você faz ideia da falta que nos faz.
    Sou abençoada por ser sua filha.
    Nilton Azambuja de Loreto muito obrigada, sua mensagem acariciou a minha alma.
    Deus o abençoe.
    Gostaria muito de conhecê-lo.
    Maria Cristina Toledo de Miranda
    Ps.: Publicado a pedido da minha mãe, pois ela não estava conseguindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz e comovido com seu comentário. Meu muito obrigado e grande abraço para toda a família!
      Quem sabe, logo tomaremos um cafezinho.

      Excluir
    2. Com certeza! Cafezinho marcado, após corona vírus.
      Maria Cristina Toledo de Miranda

      Excluir
  5. Nossa, quanta saudade! Fui sua aluna do sexto ao oitavo ano no Machado Sobrinho, tivemos aula de latim, e foi aí que aprendi português de verdade! Até hoje me lembro das margens dos cadernos com páginas numeradas... O respeito quando o Professor Toledo entrava na sala de aula, e hoje, eu, como professora e escritora/poeta, devo à ele esta paixão pela língua portuguesa! Obrigada Nilton por nos trazer tão viva lembrança!

    ResponderExcluir
  6. Que linda homenagem!!!!
    Eu era " peixinho" do professor Toledo! Assim me chamavam por ser a aluna que entrava na sala dos professores e tinha a liberdade de abrir seu escaninho para pegar os diários e os livros com a responsabilidade de colocá -los em cima da mesa da sala, no início da aula.
    Ele era bravo, mas tb chegava em sala com as mãos cheias de bala e as distribuia! Quem lembra?
    Amo Português por causa desse professor tão amado!!!

    ResponderExcluir
  7. Bravo ,porém perfeito , transparente e sabia ensinar como nunca vi ninguém até hoje como ele ........
    Em nome do pai do filho e do Espírito Santo.....
    Assim ele entrava em sala de aula ...
    Quem teve oportunidade de conhece lo , sabe o que estou falando .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UNKNOW... suas palavras também nos emocionam: " Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo ..."Assim ele entrava em sala de aula..."

      Excluir
  8. Prezado Professor Nilton: Senti-me emocionada ao ler sua honrosa homenagem referindo-se ao Professor Toledo, ao recordar com detalhes, o seu jeito de ser e o seu amor ao magistério. Fui sua aluna em Rio Pomba e passei pelos mesmos momentos que você mencionou no seu texto. Agradeço-lhe, as belas e inspiradoras lembranças ao meu saudoso esposo, que hoje repousa em paz. Therezinha Chaia Toledo. Transcrevo abaixo, parte de uma reflexão escrita por ele dedicada aos jovens:" O coração do jovem é um reino maravilhoso, fechado por mil fechaduras, que guardam um tesouro de imensurável valor, de preço infinito: a alma".

    ResponderExcluir
  9. Querido Professor Nilton!!! Confesso que meus olhos também lacrimejaram com este seu depoimento e com os comentários acima descritos. Minha mãe, Therezinha Chaia Toledo, minha irmã Cristina e meu irmão Hélder já se espelharam "aqui". Eu, Sebastião Márcio Toledo de Miranda, creio também que "assim já o fiz; mas, por não me perceber presente, torno a lhe agradecer pela sua admirável pessoa quando oportunamente lhe comheci.
    Outro sim, tenho a comentar com vc e com todos "os nossos colegas", que ainda sobre meu querido pai podemos ter dois comentários que achei muito interessante e gracioso:
    1°- ...Nosso prof. Toledo, antes de viajar, saindo de nosso apartamento pela 'ultima vez', deve ter tido um "pressentimento", pois deixou escrito com um giz amarelo na lousa que estava na garagem, as suas 'últimas' palavras, que entendo como sendo "a sua oração a Nossa Senhora, "mas desta vez" em latim e em total confidência , lousa esta que se encontra intacta até hoje Nosso memorável professor João Toledo de Miranda escreveu em 03/10/84: "Memento mei et sub praesidio tuae voluntatis confido e cor meum in totum tibi offero. Memorare piissima! "
    Traduzindo podemos entender:
    "Lembre-se de mim, estou confiante de sua boa vontade e, sob a proteção do meu coração para o Todo, eu ofereço a você. Lembre-se ó piedosíssima! ( ...mais humilde, ...mais simples! ).
    Vamos meditar: "Ele" sempre orava com todos, mas, "nesta vez", o fez, com a "Ave Maria mãe de Deus", ...como se pela última vez ... e em total confidência dentre nós.

    2°- Nós, nossa mãe e irmãos, conseguimos resgatar algo muito interessante que "ele" deixou e foi marcante na década de 1950: falava durante toda a semana na Rádio de São João Nepomuceno exatamente às 18hs ... "Hora do Ângelus" e todos paravam para ouvir. Assim, intitulamos "este documento resgatado" como: Homenagem Póstuma Ao Professor Roledo
    24/06/1917 a 20/11/1984

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O exército de um soldado só

Esse ano quero dar os parabéns especiais a um tipo específico de trabalhador, o trabalhador solitário, como eu mesmo. Nós trabalhadores solitários somos homens e mulheres por conta própria, somos empresas de uma pessoa só, somos autônomos, profissionais liberais, informais, empreendedores, somos milhões se virando, dando um jeito, correndo atrás. Fazemos bolo, doces, cozinhamos “pra” fora. Dirigimos carros, motos, vans, levamos pessoas e objetos para toda parte. Temos uma lojinha, uma oficina, um salão, um escritório, um bar... Ajuste de roupa, parede pintada, o pneu que furou, a piscina limpa, aula particular, treino, obturação de dente, cálculo da laje, receita do remédio, a petição para o juiz, banho na sua mãe idosa. Cada um faz o que sabe, o que pode, o que dá. Vamos na sua casa se precisar. Se deu certo você pode até dizer que foi sorte, se deu prejuízo o problema, eu sei, é meu, mas em ambos os casos, o suor e a vontade foram os mesmos. Temos fi

Minha primeira namorada

Namorar em Juiz de Fora é coisa séria e se aprende na escola e ganha carteirinha e vou dar nomes. Era final de 1980 e as crianças de 10 anos estavam na primavera dos hormônios. Sem qualquer consciência do que estava acontecendo com o próprio corpo, só sei que de repente aquelas meninas não eram mais tão chatas assim. Ah Isabela... Sentava-se próximo da minha carteira. Não sei se foi ela, ou eu, mas a tal flecha de Cupido me destinou a sentar na carteira de trás. Entre um lápis que caía e uma borracha emprestada, eu só tinha olhos para ela, esperando olhar de novo para trás. Nem me perguntem o que estava no quadro, não lembro. Eu só pensava em voltar para escola desde o exato momento do fim da aula para perder a respiração de novo. E foi num dia qualquer, e de supetão, que minha mão parada sobre a mesa teve o encontro proposital da mãozinha dela, que com as pontas dos dedos acariciou a minha. Três vezes! Três vezes!!! Não foi por acaso! Três vezes! É claro que tirei a mão de repente, as