Pular para o conteúdo principal

alegria Represada

Foto: Blog Maurício Resgatando o Passado 
Por causa de um rastro genético primitivo, somos atraídos pela água. Gostamos de ficar do lado dela, de contemplar ou de nos atirar no seu abraço. Quem nunca se sentou na areia e deixou o olhar se perder no mar, ou mesmo numa pequena poça d'água na chuva.

Somos feitos de água. Brincamos feito crianças entre braçadas e mergulhos. Felizes os que moram perto do mar! Ter contato com água é humano; proibir isso é desumano.
E foi um ato desumano que nos furtou a Represa. Uma lei de 1987 mandou que nenhum juizforano usasse a represa para a alegria, exceto alguns, por suposto direito adquirido. Disseram que eu, você e as crianças fazemos mal para a Represa. Ficou decretado que, exceto os alguns, não temos direito algum de ficar perto daquela água!

A Represa Doutor João Penido foi construída em 1934 com a finalidade de servir de reservatório de águas para as pessoas de Juiz de Fora beber. É verdade que queremos água boa, mas podemos mais que isso. Lá era lugar bom de ir, de ficar, de admirar. Tinha restaurante para almoçar, tinha competição de natação, parquinho de diversão. Não tem mal nisso.

Ainda hoje a lei proíbe até nadar, a não ser os alguns que andam de lancha, jet-sky, ou de prancha que dão braçadas perto de suas rampas. Eu acho que tem espaço para toda a gente. Basta um pedacinho de nada. Nada que já não seja nosso mesmo.

Sabemos da importância da água para beber. Creio que já somos maduros o bastante. Somos capazes de ter os cuidados necessários com o ambiente, para usufruir com responsabilidade de um direito que nos mantém humanos. É preciso equilíbrio. Cercar a natureza da gente é proibição exagerada e malvada.

Nessa cidade tão carente de um lugar para nos largar, quem dera ter de volta o velho restaurante, ou meia dúzia de novos nem tão elegantes, uma porção de torresmo e uma faixa de areia para as crianças brincarem e se molharem no verão. Seria o resgate do que é nosso por direito: direito de por os pés na água. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professor Toledo

“Quem foi aluno do Professor Toledo nunca esquece!”. Essa é uma das verdades do mundo. Minha vida esbarrou no Professor Toledo no ano de 1984, numa oitava série do primeiro grau, no Colégio Machado Sobrinho. Um homem de média estatura, grisalho, rosto limpo, espinha ereta, um discreto blazer. Passaria despercebido em qualquer lugar por sua suavidade e boa educação. Mas, na sala de aula, um GIGANTE. Foto cedida pela família Ao seu pisar em sala, eu e toda aquela turba de adolescentes nos posicionávamos de pé e para frente. Fazíamos o sinal da cruz e rezávamos em voz alta e respeitosamente: "Ave Maria cheia de graça, O Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém. No exato momento da última sílaba, a sala era preenchida com um silêncio arrebatador. Era como se fôssemos lançados num templo, num ambiente sagrado. Nenhum barulho ousava sair de

O exército de um soldado só

Esse ano quero dar os parabéns especiais a um tipo específico de trabalhador, o trabalhador solitário, como eu mesmo. Nós trabalhadores solitários somos homens e mulheres por conta própria, somos empresas de uma pessoa só, somos autônomos, profissionais liberais, informais, empreendedores, somos milhões se virando, dando um jeito, correndo atrás. Fazemos bolo, doces, cozinhamos “pra” fora. Dirigimos carros, motos, vans, levamos pessoas e objetos para toda parte. Temos uma lojinha, uma oficina, um salão, um escritório, um bar... Ajuste de roupa, parede pintada, o pneu que furou, a piscina limpa, aula particular, treino, obturação de dente, cálculo da laje, receita do remédio, a petição para o juiz, banho na sua mãe idosa. Cada um faz o que sabe, o que pode, o que dá. Vamos na sua casa se precisar. Se deu certo você pode até dizer que foi sorte, se deu prejuízo o problema, eu sei, é meu, mas em ambos os casos, o suor e a vontade foram os mesmos. Temos fi

Minha primeira namorada

Namorar em Juiz de Fora é coisa séria e se aprende na escola e ganha carteirinha e vou dar nomes. Era final de 1980 e as crianças de 10 anos estavam na primavera dos hormônios. Sem qualquer consciência do que estava acontecendo com o próprio corpo, só sei que de repente aquelas meninas não eram mais tão chatas assim. Ah Isabela... Sentava-se próximo da minha carteira. Não sei se foi ela, ou eu, mas a tal flecha de Cupido me destinou a sentar na carteira de trás. Entre um lápis que caía e uma borracha emprestada, eu só tinha olhos para ela, esperando olhar de novo para trás. Nem me perguntem o que estava no quadro, não lembro. Eu só pensava em voltar para escola desde o exato momento do fim da aula para perder a respiração de novo. E foi num dia qualquer, e de supetão, que minha mão parada sobre a mesa teve o encontro proposital da mãozinha dela, que com as pontas dos dedos acariciou a minha. Três vezes! Três vezes!!! Não foi por acaso! Três vezes! É claro que tirei a mão de repente, as